Ninguém sabe, ainda, quais são as causas exatas da depressão. Assim, há vários modelos que tentam explicar o que ocorre que leva a pessoa a ficar deprimida. Um dos modelos mais interessantes é o desenvolvido por Jaak Panksepp, um neurocientista de origem estoniana. Com base, principalmente, em estudos com animais (mas, também utilizando dados de seres humanos), Panksepp postulou a existência de sete sistemas relacionados à emoção, tanto no ser humano quanto em outros mamíferos (e aves também apresentam várias semelhanças). Os sistemas (traduzindo do inglês) seriam: PROCURA, RAIVA, MEDO, PRAZER, CUIDADOS, LUTO e LÚDICO. O sistema de procura é ativado quando há sinais de que "vale a pena" se aproximar de algo importante. Por exemplo, a visão de alimento pode acioná-lo e fazer o indivíduo movimentar-se na direção do alimento e ter todos os comportamentos que findam quando a pessoa consegue se alimentar. O sistema de RAIVA é acionado quando há restrição de movimentos ou frustração. MEDO é acionado quando há sinais de perigo. PRAZER é acionado ao final de atividades desencadeadas pelo sistema de PROCURA e bem sucedidas. Por exemplo, quando a pessoa está mastigando o alimento ou quando realiza ato sexual. O sistema de CUIDADOS é o que mantém a mãe (animais e humanos) cuidando dos filhotes. Ele possivelmente está envolvido também na nossa capacidade de cuidar uns dos outros. O sistema de LUTO é ativado por perdas importantes, como a perda de pessoas queridas, como exemplo. E, finalmente, o sistema LÚDICO é ativado, por exemplo, quando o filhote (ou a criança) está brincando.
Na postagem de amanhã vamos ver como é possível que o comprometimento destes sistemas leve ao sofrimento da depressão.
Imagem: Representação esquemática do cérebro. O sistema límbico (amarelo) é o mais diretamente relacionado às emoções.
Referências:
Panksepp J Affective neuroscience of the emotional BrainMind: evolutionary perspectives and implications for understanding depression. Dialogues Clin Neurosci 2010. PMID 21319497 Free PMC https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3181986/pdf/DialoguesClinNeurosci-12-533.pdf (acessado em 28/01/2020)
Panksepp J, Biven L The archaeology of mind - neuroevolutionary origins of human emotions. Norton series on interpersonal neurobiology (2012) - kindle edition (2020)
Imagem: Hunhori The triune brain https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a8/Triune_brain.png

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar e perguntar. Peço que os comentários sejam sempre construtivos.