Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem ter dificuldades com conceitos abstratos. Assim, a ideia de "perigo" pode ser difícil de ensinar, em alguns casos. No exemplo citado no livro How to live with autism and Asperger syndrome (título, em português: Convivendo com autismo e síndrome de Asperger - estratégias práticas para pais e profissionais), pais de uma adolescente autista de 15 anos a ensinam a evitar o perigo do trânsito, na rua, através de uma estratégia em três estágios:
Quando ela se aproximava da borda da calçada, os pais diziam:
- Pare, não saia da calçada! É perigoso!
Num segundo estágio, passado algum tempo, os pais diziam somente:
- Pare!
E, depois, perguntavam:
- O que vou dizer agora?
Inicialmente, a criança dizia:
- Não sei.
Neste caso, os pais voltavam ao estágio anterior e falavam:
- Não saia da calçada! É perigoso!
Entretanto, após algumas semanas, a menina passou a dizer, espontaneamente:
-Não saia da calçada! É perigoso!
E os pais elogiavam:
- Muito bem!
No estágio seguinte, os pais não diziam nada, apenas paravam do lado dela e a olhavam nos olhos. Das primeiras vezes, ela disse:
- O quê?
Aí, os pais voltavam para o estágio anterior e diziam:
-O que vamos dizer, agora?
Aí, ela respondia que eles diriam para não sair da calçada, pois era perigoso - e eles a elogiavam.
Imagem: By MissLunaRose12 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=81328701

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